domingo, 17 de fevereiro de 2013

Memórias de mim...

"Vida é memória
Dei pra pensar que tudo que há de mais vivo em mim foi aquilo que já se foi.
As pessoas mais importantes form as que ficaram "

  Martha Medeiros.  


Vive em mim,enquanto viver.Era uma mulher especial.O  marido que tinha emigrado para o Brasil, logo a trocou por outra.
Não me lembro de se lamentar,ou deprimir.
Fazia de tudo...em casa,na agricultura,costura,dava injeções,fazia partos.
Como era linda a minha Avó.
Tipicamente uma mulher minhota...Olhos verdes,esguia,alta,desenvolta.
A casa,de pedra de granito,traz me á memória boas lembranças de infância.
A cozinha com uma grande lareira,tinha ao seu redor os bancos de madeira (escanos) prontos para me sentar.
O forno grande, servia principalmente para cozer a broa de centeio, que naquele tempo dava para quase duas semanas.
Em cima do pote de ferro com água a ferver,estava o prato preparado para eu almoçar quando vinha da escola.
Lembro das batatas cozidas com um rabo de bacalhau, com um gosto que nunca mais encontrei.
Os serões,eram momentos de grande alegria...
Á noite, as mulheres,  tricotavam meias, ( 4 agulhas ), dobavam a lã, ou fiavam,...
As cantigas populares ,faziam parte dessas noite animadas.
De quando em   quando alguém contava,algo que tinham ouvido,que se tinha passado,noutra aldeia, ou local.
Sei hoje que se transmitiam assim as noticias.
Não havia,luz elétrica,nem televisão,nem rádio.
Não me lembro de ter frio,nem fome,nem qualquer tipo de tristeza...
Era feliz..
A minha Avó,era alegre,gostava de rir, de cantar, de vestir bem...
Sim, eramos vaidosos...
Os Russos eram conhecidos ,por serem lindos, bem vestidos, e viverem razoavelmente.
Guardava as uvas cuidadosamente entre camadas de palhinhas, de forma que no Natal se encontrava quase como se da época fossem.
Tinha sempre algo especial para nos dar...
Avó,  o carinho, o afeto, a tua alegria de viver, a proteção que senti , vive em mim...
Difícil descrever por palavras...
Voltarei a Ela...


Sem comentários:

Enviar um comentário